quinta-feira, 21 de julho de 2011

I FÓRUM DA JUVENTUDE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O I FÓRUM DA JUVENTUDE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE aconteceu no dia 15 de Junho de 2011, na Sala de Vídeo Conferência da Secretaria de Ação Social.

O Fórum teve inicio às 13:00h e contou com a participação de Crianças e Adolescentes de Todas as Escolas da Sede e Distritos de Orós, Prefeita Municipal Fátima Maciel, Autoridades locais, Presidentes de Conselhos Municipais, Diretores Escolares e Secretários Municipais.

Teve como objetivo promover um grande encontro e nessa perspectiva, estimular os participantes a desenvolver questões e debates em torno dos direitos e deveres das crianças e adolescentes e escolher entre os participantes, representantes que participarão da Comissão do Selo UNICEF.

Depois da apresentação e composição da Mesa de Autoridades, a Presidente do CMDCA – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE iniciou o Fórum falando sobre a importância do envolvimento das Crianças e Adolescentes nas Políticas Públicas do Município, como uma preparação consciente para exercer sua cidadania e se tornarem, futuramente, os protagonistas da sua própria história.

Na ocasião, a Articuladora do SELO UNICEF – Deise Matos Barreto expôs para os participantes o que é o Selo UNICEF, seus objetivos, os quais desenvolvem temas de Políticas Públicas totalmente voltadas para a melhoria de vida das Crianças e Adolescentes e aproveitou para pedir o comprometimento dos mesmos nesse processo de busca na conquista do selo, agradeceu publicamente a Equipe de Mobilização e Divulgação do Selo UNICEF, pelos excelentes trabalhos já realizados no Município.

Em seguida a Prefeita Municipal Fátima Maciel, definiu o encontro como um “Momento Mágico”, um encontro com envolvimento de suma importância onde os jovens poderiam participar ativamente expondo sugestões sobre o que falta para melhorar ainda mais as Políticas Públicas em torno das Crianças e Adolescentes do Nosso Município.

Ainda com a palavra, a Prefeita falou sobre o comprometimento da administração em oferecer maior qualidade na Educação, Saúde e na Assistência Social e pediu o comprometimento e envolvimento de todos os participantes e toda a comunidade nas ações de desenvolvimento nos objetivos que visam o Selo UNICEF e encerrou suas palavras agradecendo a participação de todos os presentes.

Em seguida houve apresentações artísticas feitas por alunos que participam do

Projeto EU SOU CIDADÃO – AMIGOS DA LEITURA – Versos – Prosa e Poesia – Lagarta banguela, Borboleta bela – e FUNDAÇÃO SOCIAL RAIMUNDO FAGNER – apresentação musical – Lembrança de um Beijo.

Após as apresentações a educadora e Técnica Pedagógica Camila Bezerra – integrante da equipe – iniciou os trabalhos com uma Dinâmica de Interação apresentando um vídeo sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Camila agradeceu a participação de todos e falou da importância do Fórum, pois naquele momento uma semente seria plantada em cada canto do Município de Orós.

Em seguida, Dra. Simone – Assistente Social do CRAS do Bairro São Geraldo, fez a explanação do Tema apresentando Slides sobre os DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Depois da apresentação dos Slides, houve debate entre os participantes sobre a qualidade de vida e saúde em crianças e adolescentes e sobre a diferença entre educação doméstica e trabalho infantil.

Logo após, foram formados os grupos para debater sobre Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente e quais seriam as sugestões para o trabalho de proteção à criança e ao adolescente no município de Orós.

Nesse momento foi oferecido um lanche aos participantes e logo após foi realizada a socialização do debate feito nos grupos.

Ao retornarem dos debates, os grupos divididos em GRUPO 01, GRUPO 02, GRUPO 03 e GRUPO 04, apresentaram seus trabalhos socializando com todos os participantes o que cada grupo definiu.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário